terça-feira, 11 de novembro de 2014

Cupcakes


O atual queridinho das festas e confeitarias tem sua origem no Reino Unido, com o nome de Fairy Cakes (bolo das fadas),um pequeno e delicado bolo de baunilha sempre presente no famoso chá das cinco. O nome cupcake aparece pela primeira vez no livro “Seventy-Five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats” de Eliza Leslie, em 1828, publicado em Boston.
Dizem que o nome cupcake deve-se ao fato de a receita, em sua origem, ser medida em xícaras, ou cups, em Inglês. Outras fontes afirmam que o nome vem do costume antigo de assar os bolinhos em pequenas latas em formato semelhante a xícaras.
Independente de sua origem ou nomenclatura, não há como discutir a delícia do sabor e a incrível textura dos cupcakes.
Eis uma receita simples dos bolinhos deliciosos:
Ingredientes

01 xícara de açúcar
½ xícara de manteiga
03 ovos
½ xícara de leite
01 colher de chá de essência de baunilha
01 e ½ xícaras de farinha de trigo
01 colher de chá de fermento em pó
03 colheres de sopa de chocolate em pó (opcional)

Modo de Preparo

Misture, com um fuet, ou na batedeira, o açúcar e a manteiga. Acrescente os ovos, o leite, a baunilha, a farinha de trigo, o fermento em pó e o chocolate em pó. Misture bem até ficar homogêneo. Coloque em forminhas para cupcake e asse em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 20 minutos.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Bolo Salgado de Pão de Forma



Longe de ser simplesmente um sanduíche gigante, o bolo salgado, ou torta fria, como é também conhecido, faz uma ciranda em nosso paladar. A textura macia do pão de forma embebido no molho do recheio de frango e besuntado de maionese ( que tem que ser de qualidade, se não NÃO DÁ), junto com o crocante da bata palha é bom demais! 

O Bolo Salgado sempre trás com ele um aroma de alegria; um clima de festa! Então, faça logo essa delícia e chame seus amigos, seus parentes, seus vizinhos... E divirta-se!



Ingredientes:
½ receita de refogado de frango
500g de maionese
150 ml (aproximadamente) de leite
300g de bata palha
01 pacote de pão de forma

Modo de preparo:
Retirar a casca dos pães e intercalar camadas de pão levemente umedecido com leite (só um pouquinho de leite jogado por cima), maionese e refogado de frango. Quando terminar, passar maionese ao redor do bolo todo, colocar a batalha palha, também ao redor do bolo todo e enfeitar a gosto.

Observação: Os ingredientes citados no vídeo são para o preparo de três receitas de Bolo Salgado

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Frango Coringa



Um refogado de frango bem versátil para usar da forma que quiser. Pode ser recheio de torta. Pode ser usado para fazer um escondidinho, até para acompanha uma bela duma polenta ou como molho de macarrão! Tá bom. Com um simples arroz branco também fica ótimo.


Ingredientes
02 cebolas picadas
Azeite para refogar
02 latas de milho verde
01 Kg de peito de frango desfiado (como desfiar frango bem rapidinho)
Sal, pimenta-do-reino, orégano, folhas de louro e páprica
02 sachês de molho de tomate
03 tomates grandes picados
Cheiro-verde picado
200g de azeitona
01 vidro de palmito


Modo de Preparo
Frite a cebola no azeite até ficar transparente. Junte o tomate, o palmito, o milho, a azeitona e deixe cozinhar um pouco. Adicione o frango desfiado e 1 xícara do caldo do cozimento do frango, ou 01 xícara de água com meio cubo de caldo de galinha. Tempere com sal, pimenta-do-reino, orégano, folhas de louro e páprica a gosto. Acrescente o molho e deixe cozinhar por aproximadamente 5 min. Desligue o fogo e misture o cheiro-verde picado.

Bolo de Laranja


É fofo, é saboroso, é molhadinho, é de laranja e é fantástico! 

Gente, sabe aqueles bolos que a gente compra de pacotinho, que já vem pronto, é só abrir e comer? Eles são uma delícia, não são? Pois é! Este do qual estou falando é beeeeeeeeeeemmmmmmm melhor! Experimentem fazer. É ótimo pra uma tarde de friozinho de outono, com uma xícara de café e boa companhia!

Ingredientes:
02 e ½ xícaras de farinha de trigo peneirada
01 colher de sopa de fermento em pó
01 xícara de manteiga
01 e ½ xícara de açúcar
04 ovos
½ colher de sopa de essência de baunilha
01 xícara de suco natural de laranja

Modo de preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Bata a manteiga e o açúcar até clarear e ficar cremoso. Acrescente as gemas, o suco de laranja e a essência de baunilha. Bata até ficar homogêneo. Acrescente 1/3 da farinha e misture levemente até incorporar. Acrescente mais 1/3 da farinha de trigo e misture levemente até incorporar. Acrescente o restante da farinha e o fermento. Misture levemente e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 40 minutos.

sábado, 10 de maio de 2014

Lasanha!!!



Um monte de gostosura dormindo numa cama quentinha e cobertor de macarrão. É uma mistura de sabor, textura e praticidade com gostinho de família reunida. Quando a gente pega um pedaço da travessa pra servir então... Hmmmm... Aquele queijo derretido que parece não ter fim! Chega de papo. Eis a receita.

Ingredientes

Molho
01 cebola picada
03 dentes de alho picados
03 tomates picados
01 lata de milho verde
500g de carne moída
Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto
02 latas de molho de tomate pronto
½ xícara de água

Molho Branco
02 colheres (sopa) rasas de margarina
04 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
500 ml de leite
200g de creme de leite
Sal e pimenta a gosto
01 pitada de noz-moscada

Lasanha
02 embalagens de massa para lasanha pré-cozida (direto ao forno)
300g de muçarela
300g de presunto

Modo de Preparo

Molho à Bolonhesa
Frite o alho e a cebola no óleo até dourar levemente. Junte o milho verde e a carne moída. Tempere com sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto. Refogue por mais 4 ou cinco minutos, até que a carne esteja cozida. Adicione o tomate e mexa bem. Acrescente o molho pronto e a água, deixando no fogo até ferver. Reserve.


Molho Branco
Dissolva a farinha de trigo no leite. Derreta a margarina em uma panela, junte o leite e a farinha. Mexa sem parar até engrossar. Depois, deixe cozinhar por mais 2 ou 3 minutos para que não fique com gosto de farinha. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada e acrescente o creme de leite. Reserve.

Montagem
Inicie com molho vermelho. Intercale as camadas da seguinte forma:
Molho vermelho
Massa
Molho vermelho
Molho branco
Presunto
Queijo
Molho vermelho
Molho Branco
Massa
Repita enquanto tiver ingredientes. Quanto mais farta melhor!
Termine com molho vermelho, molho branco e queijo.

Leve ao forno pré aquecido a 200º por aproximadamente 20 minutos.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Strogonoff do Cezar



O Boeuf Stroganov (não sei nem ler isso) é o prato russo que, dizem algumas fontes, deu origem ao nosso strogonoff ou estrogonofe como conhecemos hoje.

Aqui em casa é assim. Toda vez que vem bastante gente pra cá é o tal do estrogonofe que enche os pratos e os "pandus" do pessoal. Mas, a receita que eu costumo fazer é um tanto quanto diferente da tradicional russa que é engrossada com farinha de trigo, flambada com vodka e incrementada com natas de leite. 

Acabei criando a minha própria versão, já que cada um faz de um jeito. Os mais ortodoxos vão dizer que é apenas um picadinho ao molho de creme de leite, OK, não me importo.

O importante mesmo é ver a cara de satisfação de quem degusta e os elogios no final (reservando-me o direito à jactância neste caso).






Vamos à receita! 

Ingredientes:
01 Kg de peito de frango em cubos ou carne bovina macia em tiras
02 cebolas grandes picadas
03 tomates picados
01 xícara de milho verde (opcional)
150g de champignons fatiados
02 tabletes de caldo de galinha ou carne
04 caixinhas de creme de leite
02 sachês de molho de tomate
05 a 06 folhas de louro
02 colheres de sopa de manteiga ou azeite para refogar
Sal, pimenta do reino, orégano e páprica a gosto
1/4 de xícara de ketchup
01 colher de sopa de mostarda (opcional)
150 ml de conhaque
200 ml de vinho branco seco

Modo de Preparo:
Refogue a cebola na manteiga e/ou no azeite. Junte o frango ou a carne e os tabletes de caldo. Deixe cozinhar até soltar água e secar totalmente. Adicione o conhaque e flambe (veja como fazer no vídeo deste post) Acrescente o vinho. Deixe reduzir um pouco. Junte o milho (caso esteja usando). Acrescente o tomate o champignon, o molho de tomate, o ketchup, a mostarda, pimenta do reino, orégano e páprica. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Experimente e corrija o sal.



terça-feira, 6 de maio de 2014

Como desfiar frango rápido, fácil e prático!



Uma coisa que me dava certo desânimo pra fazer um fricassê ou uma torta de frango era o tal ato de desfiar o penoso. Tinha que ser meio quente ainda porque era mais molinho. Ou, então, tinha que esfregar na mão, ou ir puxando fiapinho por fiapinho... Deixava a mão toda engordurada e com fiapo de frango até embaixo da unha. Nojo!

Mas, um belo dia, há alguns anos, por acaso, estava zapeando na TV e vi nossa amiga Ana Maria Braga ensinando uma maneira revolucionária de desfiar frango. Fiquei deslumbrado e, desde então, não faço de outro jeito. Confiram no vídeo logo a seguir!





Imagem de Gab´s receitas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Bolo de Fubá Cremoso


Bolo é sempre uma delícia, não é? É saboreado em todas as partes do mundo e não é preciso um motivo especial para se deliciar com esse quitute divino que vai bem em qualquer hora do dia.

Ele pode estar na mesa de um saboroso café da manhã, ser a principal atração do lanche da tarde, ou até mesmo uma deliciosa sobremesa.

Qualquer prosa já é desculpa, porque, no fim das contas, podemos encontrar sempre um motivo a mais para nos reunir com os amigos, ainda mais se for para sentir a festa que um bom pedaço de bolo de fubá cremoso faz em nossa boca!

Eis a receita.

Ingredientes
04 xícaras de leite
02 xícaras de açúcar
01 e ½ xícara de fubá
02 ovos
01 colher de sopa de fermento em pó
02 colheres de sopa de manteiga
03 colheres de sopa de farinha de trigo
01 xícara de queijo ralado
01 pitada de sal

Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 50 minutos.

Foto de 

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Bolinho de Vento


Tardezinha fria, comecinho do outono. Resolvemos nos juntar com um casal de amigos e fazer uns bolinhos. Daqueles que a gente frita e ele fica oco, com um buraco de "vento" no meio. Pegamos a receita na internet, mas acabou saindo bem no estilo vó mesmo! Um tanto de cada coisa, amassa até dar o ponto, estica, corta, aquece o óleo e frita.

Ficaram ótimos! Nós quatro comemos tudo sem perceber...hummm! Com um cafezinho passado na hora com coador de pano. Um cheirinho de aconchego com um gostinho de infância de dar água na boca da alma. Foi um momento poético!

Vou tentar passar a receita, mais ou menos, porque, foi feito meio que a olho, mas, lá vai.

Ingredientes

02 ovos
1/2 xícara de água
01 colher de sopa de margarina
Sal a gosto
Aproximadamente 03 xícaras de farinha de trigo

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes e sovar, acrescentando farinha de trigo até dar ponto. Vai ficar parecido com uma massa de pão, sem grudar nas mãos. Abrir com um rolo numa espessura de mais ou menos 1/2 cm e fritar em óleo quente até dourar.

Pão de Ló


Macio, fofo, maleável, versátil. Serve de base, de lateral, de coadjuvante e de principal. Integra o casting de doces, pavês, tortas, e, não raro, é a personagem principal na mesa de festas e confraternizações.

Sim! O pão de ló! Ou pan di Spagna, como é conhecido na Itália, ou sponge cake, nos Estados Unidos e na Inglaterra e kasutera no Japão.

Acredita-se que a origem dessa iguaria deu-se nos conventos de Portugal, onde difundiu-se a outras regiões do país, dando origem a qualidades diversas do bolo (ou doce) como o de Alfeizerão, Ovar, Margaride e o de Arouca.

Não importa a nacionalidade. O pão de ló é uma delícia e combina com qualquer tipo de recheio, calda, cobertura, geleia, creme ou glaçagem.

Eu demorei um pouco até aprender a fazer direitinho. Daquele jeito que nunca mais você erra. Peguei algumas receitas de amigas “boleiras”, de culinaristas da TV e de chefs na internet. Daí, descartei o que dava errado, juntei o que dava certo em cada uma e voilà!
Cheguei à receita que nunca dá errado (bom... Pelo menos, comigo nunca deu errado). Podem me xingar se não der certo, mas só se tiverem seguido os passos direitinho heim!

Vamos à receita!

Ingredientes

08 ovos
02 xícaras de açúcar cristal
01 xícara de leite
01 colher de sopa de essência de baunilha
04 xícaras de farinha de trigo peneirada
01 colher de sopa de fermento em pó
01 xícara de chocolate em pó (opcional)

 Modo de Preparo

Misture a farinha de trigo, o fermento em pó e o chocolate me pó (caso for usar) e reserve. Bata, na batedeira, as claras em neve. Acrescente (sem desligar a batedeira) as gemas uma a uma deixando incorporar bem nas claras. Coloque o açúcar bem devagar, as colheradas, e deixe bater até dissolver bem. Desligue a batedeira e, com o auxílio de um fuet misture, aos poucos, o leite e a essência de baunilha. Incorpore, também aos poucos e com movimentos leves, os ingredientes secos já misturados previamente. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 200º por aproximadamente 40 minutos.

Imagem de: gordonplant


sexta-feira, 11 de abril de 2014

Iogurte Caseiro Incrível!


Sempre gostei bastante de iogurte natural, esse néctar descoberto (ou inventado – não sei qual se encaixa melhor) pelos búlgaros há séculos. Além de saboroso, o iogurte ajuda no emagrecimento, é rico em proteínas, reúne diversas vitaminas e minerais, oferece mais cálcio que o leite, elimina com mais facilidade as toxinas e impurezas do organismo regulando a flora intestinal, reforça o sistema imunológico, deixa a pele mais bonita e por aí vai.

Por esses fatores, e pela questão econômica, vivia fazendo aquela receitinha caseira de iogurte natural que todo mundo conhece. O problema é que cada vez que eu fazia ficava de um jeito diferente. Às vezes ficava muito azedo, muito líquido, ou simplesmente não dava certo.
Pesquisando bastante, descobri uma receita que, seguindo direitinho seu passo a passo, nunca dá errado!
Primeiro, precisamos de um bom fermento. Eu gosto de usar uma coalhada de boa qualidade. Sempre uso a coalhada da Vigor (citando a marca porque, por enquanto, só encontrei dessa).
É importante, também, que o pote onde iremos fazer o iogurte esteja bem limpo e o fermento, em temperatura ambiente.

Temos de ferver o leite líquido com o leite em pó e esperar diminuir um pouco a temperatura – até que você consiga manter as suas mãos encostadas na panela em que o leite foi fervido durante dez segundos, mas ainda meio que “pelando”. Se o leite for misturado ao fermento enquanto estiver muito quente ou com a temperatura muito baixa, o iogurte perderá bastante sua qualidade.

Por último, é necessário manter a temperatura do leite misturado ao fermento. Para isso, podemos colocar o pote com a mistura envolvido em um pano dentro de uma bolsa térmica com uma garrafa cheia de água fervendo. Isso é necessário porque os microrganismos que se alimentam da lactose e transformam o leite em iogurte precisam desse ambiente quente para se desenvolver com eficácia.

Após umas seis horas, temos um iogurte bem consistente e muito saboroso.

Na verdade, sua consistência é mais parecida com uma coalhada, mas seu sabor é tão suave que eu prefiro chamar de iogurte.


Acrescente 3 colheres de sopa de
leite em pó
Ferva 1 litro de leite e deixe a temperatura
diminuir até você conseguir ficar pelo menos
10 segundos com o leite em contato com a pele
Coloque em um recipiente com tampa
Adicione 3 colheres de coalhada
fresca e misture até ficar bem
homogêneo
Coloque tudo em uma bolsa térmica
e deixe descansar por 6 horas.
Ferva água e coloque em uma
garrafa de aproximadamente
1 litro

Depois pronto, para ficar bem mais gostoso, leve para gelar e sirva acompanhado de frutas, geléias, cereais ou puro mesmo (eu acho uma delícia puro). Aproveite!